9.ª Concentração do Grupo Motard São Rafael na Foz do Arelho foi um sucesso

É pela 4.ª vez que o Grupo Motard São Rafael organiza a sua Concentração em colaboração com o CRS da Foz de Arelho, que cedeu o seu polidesportivo, local onde decorreu o evento. Anteriormente este evento acontecia na antiga sede do Grupo na Zona Industrial de Caldas da Rainha.

@ 11-7-2019 14:53:08

Este evento, que já se começa a tornar uma referência na região e a nível nacional e contou com cerca de 3000 participantes, de norte a sul do País, desde Ponte de Lima (Braga) à Fuzeta (Portimão), passando por Castelo Branco entre muitas outras cidades e regiões, sendo possível admirar mais de meio milhar de máquina de duas rodas e tendo-se feito representar no evento mais de 35 Motoclubes ou Grupos Motards.

O Facto de o evento ter lugar numa zona aprazível, junto à lagoa de Óbidos e a pouco mais de 400 metros da praia também leva a que o interesse tenha vindo a aumentar ao longo dos anos entre aqueles que nos querem visitar.

Também a simpatia e qualidade do evento proporcionado é determinante para que se tenha tornado num sucesso, a repetir.


A 9.ª Concentração decorreu numa área com cerca de um hectare, com excelentes condições para realização deste tipo de iniciativa ao ar livre, com instalações sanitárias e banhos quentes, zona de campismo, área de convívio, refeitório e de espetáculos de música.

Para que o espaço e instalações estivessem cuidadosamente limpas, arranjadas e “grafitis” disfarçados, uma vez que só têm sido usadas aquando deste evento e se encontram o resto do ano encerradas o resto do ano, foi necessário que a três semanas antes do seu arranque cerca de 60 membros e voluntários de Grupo Motard São Rafael, tivessem de iniciar os trabalhos.

Com tudo a postos, arrancou pelas 15H00 na sexta-feira, a 9.ª Concentração Motard no dia 5 de Julho de 2019, com a 1.ª inscrição a ser concretizada por uma grupo de amigos da zona de Aveiro.

Seguiu-se o jantar, que foi servido pelas 20H00, com uma ementa sugestiva e confeção caseira em que o repasto foi sopa de legumes e bifinhos de cebolada com massa.

Seguiram-se excelentes concertos com as bandas “Terabytes” e “Pedra e Cal” que animaram toda a noite com música rock nacional e internacional, de modo a que só depois das 03H30 se deram os festejos interrompidos para aquele dia e os cerca de 500 participantes puderem ir descansar. Procedeu-se ainda à tradicional promoção e batismo de sócios aspirantes, que desta forma se tornaram membros de plenos direitos do Grupo Motard São Rafael.

No Sábado, dia 06 de Julho, o dia começou com o pequeno-almoço pelas 08H00, tendo muitos dos participantes aproveitado a manhã para ia a banhos, uma vez que a meteorologia também colaborou, apresentando um dia agradável para uma ida à praia ou à lagoa. Compareceram ainda no recinto cerca de 60 participantes do Encontro Naciona de Africa Twins, que nos fizeram uma curta visita. Depois do almoço com “arroz da lagoa”, iniciou-se a tarde lúdica com a “corrida dos lentos” seguido do “BikeWash” em que se demonstrou que também se ganham corridas passando em último e que as motas podem ser lavadas de forma erótica. O Jantar de “pernas de frango guisadas” fez a delícia de mais de 280 comensais. Os concertos com as Bandas “Prova de Fogo” e “Bismarck” incendiaram a noite com música rock de grande qualidade, acompanhadas de danças eróticas e strip-tease, que terminaram cerca das 04H00, ainda com muita gente a querer mais, tal eras a boa disposição.

O Domingo, dia 07Julho, começou com o pequeno-almoço seguido de um passeio pela região em que as mais de 80 motas participantes tiveram a oportunidade de conhecer toda a zona envolvente da nossa linda Lagoa, por estradas de alcatrão, fazendo-se uma passagem muito próxima às muralhas de Óbidos para visita a um patrocinador. O almoço decorreu nos moldes tradicionais com uma “grelhada mista”, a partir das 13H00, com cerca de 250 esfomeados.

A 9.ª Concentração deu-se por encerrada pelas 15H00 após foto de grupo de todos os elementos envolvidos na organização e com a entrega de lembranças a todos os Clubes e Grupos representados. Também foi registada a visita do Sr. Vereador Pedro Raposo da CMCR, o que honrou a organização e demonstra que este evento tem um impacto positivo na região.

Foi bom ver que os fãs das motas e a população em geral se reunirem nesta grande festa para uma grande diversão em que o mundo Motard e a Música Rock foram os Reis. Foi gratificante perceber que ao longo destes 3 dias e entre os cerca de 3000 visitantes também se encontravam turistas ou residentes de outras nacionalidades, tais como franceses, alemães, ingleses e dinamarqueses, entre outros.

A grande afluência de pessoas e viaturas ao recinto do evento, tornou o espaço já quase insuficiente, contudo decorreu sempre de forma pacifica, sem quaisquer incidentes e num ambiente familiar, demonstrando o grande respeito e civismo que dominou esta festa, que pretende ser de todos. Como diz o lema do evento foi efetivamente “Uma Festa Motard para todos”.

Por fim, no dia 08 de Julho, tiveram lugar as operações de limpeza e desmantelamento de toda a logística que permitiu a realização da concentração, tendo-nos deixado de orgulho perceber que cerca de 30 horas após o encerramento das festividades todo o recinto se encontrava imaculado e limpo como se este nunca tivesse ocorrido, com a benefício de a zona envolvente ter ficado devidamente cuidada, limpa e jardinada.

Queremos agradecer a todos os nossos parceiros, designadamente empresas e pessoas particulares que de várias formas patrocinaram e ajudaram o Grupo Motard São Rafael a organizar e concretizar este evento.

Também agradecemos à população da Foz de Arelho que nos recebeu tão bem e que apesar de alguma barulho, próprio deste tipo de iniciativas, se mostrou colaborante e aceitou bem a nossa presença.

Agradecemos também em especial a todos os colaboradores, sejam sócios ou voluntários que disponibilizaram o seu tempo para trabalhar arduamente neste evento, sacrificando inclusivamente dias de férias e a sua vida profissional, dedicando-se de corpo e alma para que a 9.ª Concentração Motard da Foz do Arelho fosse um sucesso.

Para mais informações sobre o evento e o Grupo Motard São Rafael, consultem a nossa página no Facebook em www.facebook.com/motardsaorafael e vejam as pastas de fotografias e filmes da mesma página.

Um muito obrigado a todos e um bem hajam. Saudações motociclistas e boas curvas - SOLUM NUMQUAM 

@ 11-7-2019 14:53:08